Home
SEAAC Blog
Olho no Olho
Base/Atendimento
Presidenta
Diretoria
Categorias
Acordos por Empresa
Acordos PPR
Jurídico
Homologações
Currículos
Parcerias
Info da Hora
Seaac Acontece
Associe-se Já!
Cadastro Empresa
Convenções Coletivas

 

SEAAC ACONTECE

 

SEAAC completa 31 anos de fundação

 

 

Helena em assembleia do SEAAC com trabalhadores

No sábado, dia 19 de novembro, o SEAAC de Americana e Região completou 31 anos de fundação. A entidade sindical representa 12 categorias profissionais que empregam juntas aproximadamente 15 mil trabalhadores distribuídos em  29 cidades de sua base de representação. O maior número de trabalhadores está na categoria de Contabilidade e Assessoramento, seguido de perto pelos Comissários e Consignatários, que inclui todas as casas lotéricas.

 

Presidido por Helena Ribeiro da Silva, o SEAAC informa que durante sua existência foram muitas conquistas para os trabalhadores. Entre as principais, Helena destaca a criação do piso profissional, o benefício do auxílio-creche, o triênio e o vale alimentação. “O vale alimentação é um orgulho para nós. Foi conquistado com muito sacrifício no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Era muito sofrido ver os trabalhadores comerem marmitas trazidas de casa, que muitas vezes azedavam. Trabalhava em escritório de contabilidade e não me conformava com aquela situação”, relata Helena.

 

Mas a presidenta não contabiliza só as conquistas. “Com a Reforma Trabalhista os sindicatos perderam muito sua força. Mas continuamos na luta. Não desistimos apesar das dificuldades. Temos negociado anualmente convenções e acordos coletivos que mantém as conquistas históricas, reajusta os salários, pelo menos pela inflação, e evita que direitos sejam retirados dos trabalhadores”.

 

“Às vezes não temos o reconhecimento necessário. Mas se não fossem os sindicatos, sérios e comprometidos, a situação dos trabalhadores teria piorado muito principalmente nos últimos anos. Esperamos por dias melhores e que os governantes olhem para os trabalhadores e para as minorias com mais respeito”, finaliza.

  

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 17 de novembro de 2022)

 
 

Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região

Trabalhador Conscientizado, Sindicato Transformado!