Home
SEAAC Blog
Olho no Olho
Base/Atendimento
Presidenta
Diretoria
Categorias
Acordos por Empresa
Acordos PPR
Jurídico
Homologações
Seaac Acontece
Currículos
Parcerias
Info da Hora
Associe-se Já!
Cadastro Empresa
Convenções Coletivas

 

SEAAC ACONTECE

 

Maioria são lotéricas

 

SEAAC fecha 24 acordos da data-base maio

 

24 ACTs foram negociados pelo SEAAC 

 

Entre renovações e novos, o SEAAC de Americana e Região fechou 24 Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) nos últimos três meses. Os ACTs são de empresas das categorias de Arquitetura e Engenharia Construtiva e Comissários e Consignatários, que engloba principalmente as casas lotéricas. Estas duas categorias profissionais, que tem data-base em 1º de maio, estão sem Convenção Coletiva de Trabalho, pois os sindicatos patronais têm insistido em exclusão de cláusulas que representam prejuízos para os trabalhadores.

 

“Enquanto a Convenção Coletiva é negociada entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal, o Acordo Coletivo é negociado diretamente pelo sindicato com a empresa. Ele representa uma segurança jurídica para as empresas, que ficam legalmente amparadas, evitando-se um passivo trabalhista crescente. E, além disso, motiva os trabalhadores que estão respaldados por um documento negociado, votado em assembleia e registrado no Ministério do Trabalho”, explicou a presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva.

 

Nos Acordos Coletivos fechados, o SEAAC tem conseguido, em alguns casos, aumentos reais no salário, mas, no mínimo garante a reposição integral da inflação, além de manter todas as cláusulas históricas da Convenção Coletiva. “Estamos abertos à negociação, pois entendemos que não é bom nem para a empresa e nem para os trabalhadores ficarem sem um instrumento legal que norteie as relações de emprego”, concluiu.

 

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 06 de julho de 2023)

 
 

Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região

Trabalhador Conscientizado, Sindicato Transformado!