Home
SEAAC Blog
Olho no Olho
Base/Atendimento
Presidenta
Diretoria
Categorias
Acordos por Empresa
Acordos PPR
Jurídico
Homologações
Currículos
Parcerias
Info da Hora
Seaac Acontece
Associe-se Já!
Cadastro Empresa
Convenções Coletivas

 

SEAAC ACONTECE

 

 

 

 

Com Piracicaba,  curso do SEAAC qualifica 160 trabalhadores 

   

Julia; "Abriu a nossa cabeça"

Alessandra: "Vai ajudar muito"

 

Roberto: Interação com o público

Presidenta elogiou participação e interesse

 

Equipe SEAAC e trabalhadoraEquipe SEAAC e trabalhadora

 

57 participantes; vagas esgotadas

Helena com participante do curso

 

Com 57 participantes o SEAAC de Americana e Região encerrou dia 24/ago em Piracicaba, o ciclo de cursos “e-Social; Tarefas prévias para implantação”, ministrado na quarta-feira em Americana e quinta-feira em Limeira.  No total o curso, nas três cidades, qualificou 160 trabalhadores para as rotinas de implantação do e-social, que encontra-se na primeira etapa do cronograma determinado pelo governo. O curso, ministrado pelo especialista em relações do trabalho e certificado na implantação do e-Social, Roberto Martins, foi realizado pelo SEAAC com apoio da FEAAC (Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo).

 

“Trouxemos um novo profissional para esta etapa de cursos e ficamos muito felizes com o resultado. A qualidade do Roberto é indiscutível e sua capacidade de interação com os participantes ajudou um assunto complicado, a ficar mais leve e atraente para todos. O SEAAC tem esta missão de qualificar os trabalhadores que representa. Poder ajudá-los neste momento preocupante que é a implantação do e-Social é motivo de orgulho para toda nossa equipe”, avaliou a presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva.

 

Para Julia Cristina Fidélis Bortoletto  Pompermayer, do Acesso Contábil, de Piracicaba, “o curso foi dinâmico e fez a gente abrir a cabeça para muitas questões que tínhamos dúvidas. O curso vai nos ajudar, e muito, a conscientizar os clientes”. Alessandra Soares Junqueira, do Semcon Gestão Contábil, também de Piracicaba, disse que “o curso foi muito bom e vai ajudar na tarefa de implantar o e-Social. Alguns empresários ainda não entendem a importância e a obrigatoriedade do programa”. 

 

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 24 de agosto de 2018)

 

 


 

Curso do SEAAC em Limeira

 

Elogios de participantes e vagas esgotadas

 

 

Helena: "Cursos nos aproximam"

Roberto defende conscientização

 

 

Trabalhadores esgotaram vagas oferecidas

Wancléia

 

 

Priscila

Grazielly

 

 Com a participação de 55 trabalhadores, total de vagas disponibilizadas, aconteceu hoje (23) em Limeira o curso “e-Social ; Tarefas prévias para a implantação”, promovido pelo SEAAC de Americana e Região, com apoio da FEAAC (Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo). O curso foi ministrado por Roberto Martins, especialista em relações do trabalho, auditor trabalhista e com carreira consolidada na área de recursos humanos e administração de pessoal em organizações de grande porte.

 

Durante o curso, Roberto disse que “historicamente cometeu-se tantos erros e abusos que o governo criou o e-Social.  Precisamos melhorar os procedimentos e conscientizar os clientes - já que maior parte do público aqui é de escritórios de contabilidade - sobre a obrigatoriedade de se fazer certo. O e-Social é mais do que uma plataforma de informações. É a necessidade de mudança da cultura do empresariado”.

 

A presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva, disse que os cursos são um caminho importante de aproximação e interação dos trabalhadores com o Sindicato. Aproveitou para falar das dificuldades nas negociações coletivas deste ano, da luta para manter os sindicatos vivos e ativos e dos problemas que a reforma trabalhista está trazendo para todos, inclusive para os sindicatos patronais. “Alguns falam, até, em não negociar convenções coletivas”, relatou.

 

Opiniões

Entre os trabalhadores presentes, elogios ao curso. Para Priscila Venture, do Escritório Santa Cruz, de Limeira, “o curso está sendo muito proveitoso. É o primeiro promovido pelo SEAAC que participo. Estou gostando muito. Vai ajudar na rotina, principalmente mas questões relativas a legislação. O embasamento que faltava está aqui, à nossa disposição”. Wancléia Cristina de Paula Brito, do Innovare Assessoria Contábil, de Limeira, disse que já fez vários cursos do SEAAC e que “o ministrado hoje está novamente em alto nível. Estou conseguindo entender o mecanismo e isto vai ajudar muito no dia-a-dia”. Grazielly Delatore, do Escritório Vênus (Limeira), também participou pela primeira vez de um curso do SEAAC. Para ela “a qualificação que está sendo oferecida vai ajudar muito na conversa que precisamos ter com os clientes, já que alguns mostram um pouco de resistência ao e-Social”.

 

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 23 de agosto de 2018)

 


 

Curso sobre e-Social reuniu 50 pessoas em Americana

 

     

  Palestrante Roberto Martins

Público atento ao curso do prof. Roberto

 

Helena: "Estamos aqui, qualificando"

 

Presidenta entrega material à participante

Diretora Gislaine entrega material do curso

 

Andréa: "Dinâmico e interessante"

Raquel: "Mudança de cultura"

 

“Mais que uma plataforma de informações, o e-Social é uma mudança de cultura”. Foi assim, que o advogado especialista em relações do trabalho, Roberto Martins, abriu o Curso  “e-Social – Tarefas prévias para implantação”, hoje (22) em Americana. O evento foi promovido pelo SEAAC de Americana e Região, com o apoio da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC).

As 50 vagas abertas para o curso, destinado aos trabalhadores representados pelo SEAAC, foram preenchidas. Das 8 às 15h30, o público pode se inteirar da finalidade do e-Social e todas as rotinas de execução do programa. Ao final, foi realizado um estudo de caso e feitos exercícios relativos ao conteúdo apresentado.

 

Andréa Figueira, do Escritório Contábil Universal, de Americana, avaliou o curso como “proveitoso e interessante”. Andréa disse que a empresa onde atua já está na segunda fase de implantação do e-Social. “Cursos anteriores promovidos pelo SEAAC ajudaram bastante e agora temos uma nova oportunidade de aperfeiçoamento”. Para Raquel Vichesse, do Véritas Contabilidade, também de Americana, “o curso foi dinâmico e agradável”. Raquel disse que estão se preparando desde 2014 para a chegada do e-Social. “Mapeamos os clientes, conversamos e orientamos todos eles. O e-Social não é um bicho de 7 cabeças, mas é preciso mudar a cultura”.

 

A presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva, disse que “a retomada dos cursos do SEAAC é uma satisfação para a entidade.  A reforma trabalhista veio com o objetivo de arrebentar a estrutura sindical, impondo dificuldades financeiras, de negociação coletiva e organização. Mas permanecemos na luta, levando ao trabalhador que representamos condições de aprimoramento e atualização profissional. O e-Social está aí. E nós estamos aqui, colaborando com os empregados, que levam para a empresa onde trabalham conhecimentos para as atividades do dia-a-dia serem realizadas com qualidade”.

 

e-Social

 

O e-Social é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações, possibilitando aos órgãos participantes sua efetiva atualização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e FGTS. Os empregadores prestam as informações de forma unificada e padronizada. Atualmente os empregadores são obrigados a entregar diversas declarações e documentos e muitas vezes não o fazem com coerência dos dados exigidos.

O calendário de implantação começou em janeiro de 2018 para as grandes empresas  (faturamento superior a R$ 78 milhões anuais). Em julho último a implantação passou  a ser obrigatória para as demais empresas, incluindo micros e pequenas.  A fase atual do programa para estas empresas é de cadastros do empregador e tabelas. Em setembro, a fase a ser executada será o lançamento de dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas. A empresa que não se adequar ao e-Social sofrerá punições já previstas nas legislações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas, com multas de valores variáveis.

 

Sequência

 

Dia 23/ago o curso será ministrado na sub sede do SEAAC em Limeira e dia 24/ago na subsede de Piracicaba.

 

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 22 de agosto de 2018)

 


 

SEAAC promove em agosto curso de e-Social em Americana, Limeira e Piracicaba

 

 

O SEAAC de Americana e Região realiza nos dias 22, 23 e 24 de agosto o curso “e-Social: Tarefas prévias para implantação”. Sempre com início às 8 horas e término às 15h30, o curso acontece dia 22 em Americana, dia 23 em Limeira e dia 24 em Piracicaba. O professor palestrante será Roberto Martins e as inscrições podem ser feitas acessando o site do SEAAC (www.seaacamericana.org.br) e preenchendo a ficha ou retirando-a na sede (Americana) e sub sedes (Limeira e Piracicaba) da entidade. Para sócios a participação é gratuita e os não sócios pagam R$ 250,00.

 

O curso vai abranger desde a finalidade do e-social, passando por classificação e registro das informações, qualificação cadastral, eventos trabalhistas, transmissão de arquivo, cadastro de EPI, acidentes de trabalho, importação do SST, multas e penalidades, ambiente de trabalho, adicionais de insalubridade e periculosidade, terminando com uma dinâmica de grupo, estudo de caso e execução de exercícios.

 

“As empresas de uma forma geral estão preocupadas com o e-Social e a forma de executar todas as rotinas com correção. Neste sentido, estamos trazendo um profissional muito experiente para qualificar os trabalhadores de nossa categoria, de forma que possam desenvolver na empresa que trabalham as atividades com segurança e sem margem de erro. O SEAAC atua muito fortemente no oferecimento de cursos de qualificação. Creio ser um dos nossos diferenciais”, comentou a presidenta Helena Ribeiro da Silva.

 

ROBERTO MARTINS

O professor  palestrante Roberto Martins é especialista em relações do trabalho e certificado na implantação do e-Social. Auditor trabalhista, tem carreira consolidada na área de recursos humanos e administração de pessoal, desenvolvida em organizações, consultorias e empresas de grande porte. 

 

Luciano Domiciano (assessoria de imprensa, 26 de julho de 2018)

 
 

Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região

Trabalhador Conscientizado, Sindicato Transformado!