|
||
|
||
| ||
OLHO NO OLHO!
OUTRAS MULHERES!
Hoje as mulheres são outras mulheres! Nada a ver com gerações passadas, quando mulheres não podiam votar, não podiam trabalhar, não havia divórcio e muito menos anticoncepcionais. Aqui, isso tudo é história... aqui. Entretanto, ainda hoje, aqui, a igualdade não foi alcançada. O emprego é acessível a elas, mas o desemprego as afetas muito mais do que aos homens; elas ganham menos, por um trabalho de mesmo valor; elas são mais agredidas por eles, simplesmente por serem mulheres; a violência ainda é tolerada pela sociedade assim como o assédio, entre muitos outros males.
Apesar disso, muito foi feito, muito há por fazer e muitas são as mãos em atividade para alcançar melhores resultados na questão da igualdade social. Diariamente um grande batalhão de mulheres ativistas enfrentam todo tipo de desafios para lutar pelo fim de atos injustos e discriminatórios.
Situações também mudam através de atitudes de mulheres que sequer se consideram ativistas, mulheres que não se deixam subjugar, que se defendem contra o machismo, que não se calam, que utilizam as leis para proteger-se.
A mudança de um paradigma milenar é muito difícil, mas está sendo conquistada dia a dia, passo a passo. As sementes tão duramente plantadas pelo movimento de mulheres começam a brotar mesmo em um cenário político-social-econômico caótico e turbulento como o nosso. E não vão parar de germinar, pois, as mulheres estão lutando pela democratização do país, por leis que garantam a diversidade, pelo espaço que por direitos lhes cabe e com esta certeza: nossos direitos quem conquista somos nós!
CHUVAS DE VERÃO, TRAGÉDIA ANUNCIADA!
A chuva tem provocado estragos e morte, como todo verão, em diversos pontos do Brasil. Vítimas de frágil infra-estrutura, moradores de áreas de risco, todas bem conhecidas, têm suas casas invadidas e desmoronadas pela água. Nenhuma novidade, apenas mais uma tragédia anunciada, uma vez que os não privilegiados há anos sofrem com as enchentes e com o descaso do poder público.
Entre os meses de novembro e fevereiro ocorrem chuvas que são normalmente acompanhadas de temporais, com descargas elétricas ou ventos fortes, não raro sendo observados os tornados ou as micro-explosões que causam fortes devastações quando incidentes nas áreas urbanizadas.
Durante esse período, o Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil Estadual, disponibiliza 24h por dia, informações meteorológicas com dados sobre os índices pluviométricos e a previsão de chuvas, mantendo informadas as defesas civis dos municípios sobre as condições climáticas, para prevenir tragédias. A cada ano o município, por sua vez, tenta identificar novos pontos vulneráveis e estabelecer parâmetros de ações para o período das chuvas.
Entretanto, apesar dos esforços, a cada ano as tragédias continuam acontecendo. Atingem o meio-ambiente e a comunidade, deixando centenas de famílias desabrigadas, que perdem os poucos bens materiais que possuem, quando não perdem a vida de um filho ou um parente. Fica evidente que algo ainda está faltando para que este quadro possa ser revertido.
Assim sendo não adianta ficar culpando o tempo instável pelas enchentes e mortes que ocasiona. É preciso que o poder público tome, de fato, as medidas necessárias para corrigir as causas dessa “epidemia” de verão, identificando os gargalos, evitando a ocupação desordenada e estudando a fundo o clima e as alterações climáticas que vêm ocorrendo ao longo dos anos. Só com trabalho persistente e ininterrupto este quadro será revertido.
Cabe a sociedade mobilizar-se, empurrando o poder público para o cumprimento de suas obrigações, principalmente em ano de eleições, quando obras são inauguradas no melhor estilo eleitoreiro, com direito a fogos de artifício, escola de samba, palanque lotado de correligionários e bravatas contra adversários políticos enquanto a chuva mergulha no caos todas as regiões!
A Diretoria
VIVEMOS UMA GUERRA QUENTE!
Para muitos foi difícil lidar com o fato de que pessoas que consideravam amigos conscientes, ponderados, de repente perdessem a compostura e passassem a manifestar-se de modo agressivo sobre o assunto. Pior ainda foi a ruptura da paz familiar entre irmãos, cunhados, primos, todos os tipos de parentes que de repente se posicionaram uns contra os outros, fechando a mente para qualquer tipo de argumento, duvidando da mídia, acreditando nas fakes, recusando-se a raciocinar.
Uma situação surreal que separou muitas pessoas, dividindo o Brasil em duas correntes antagônicas e irreconciliáveis. Mas nisso tudo o que mais admira é a posição das mulheres favoráveis ao regime de extrema direita; muitas inteligentes, cultas, diplomadas, até mesmo lutadoras pelos valores de igualdade, compactuaram com a quadrilha que administrou o país nesse período.
Incompreensível que mulheres esclarecidas acreditem ser correto o julgamento e o tratamento dispensado a elas por esta direita extremista, que pactuem com morte, desespero, deseducação, racismo, poluição ambiental, corrupção, desestabilização da democracia, ditadura.... incrível o desprezo total por tantas outras mulheres corajosas que morreram ao longo da história para garantir direitos que hoje são considerados simplesmente entraves ao governo autocrático.
A cada dia as notícias na mídia nos deixam de queixo caído, a medida que os lances para produzir um golpe de estado são revelados, enquanto a turba golpista continua espalhando veneno e desinformação nas redes sociais.
Serão necessários anos para desmontar essa rede, mas os 52 milhões que usaram seu intelecto para pesar, medir, ponderar, analisar e escolher a democracia vão estar vigilantes e prontos a contra-atacar, pois, isso é uma guerra que de fria não tem nada, pelo contrário é uma guerra quente que estamos lutando a cada dia, a cada voto no congresso, no senado, no supremo tribunal, uma guerra por nosso “status quo”, nossa liberdade, nosso desenvolvimento, nosso relacionamento com o mundo, nossas ações para que nossos filhos possam ter um planeta confortável para viver, nossa dignidade como cidadãos, nosso direito à saúde e vida.
Valores que a direita radical simplesmente não entende. A Diretoria
A GUERRA SANTA
Imagem: Brasil de Fato
O sofrimento dos povos indígenas brasileiros tem sido manchete constante na mídia, deixando indignados os cidadãos que ainda ouvem suas próprias consciências. Esta semana as imagens de crianças esquálidas morrendo de fome e doenças deixou de fazer parte apenas do devastado continente africano, para instalar-se numa das regiões mais ricas do planeta, a Amazônia, fruto da tentativa de genocídio na terra indígena Ianomâmi, levada a cabo pelo governo Jair Bolsonaro.
O ex-presidente Bolsonaro deixou claro seu incômodo com os direitos das populações indígenas aos seus territórios desde que iniciou sua vida pública. Quando se tornou presidente, deu início a uma ofensiva contra esses povos que repetiu as ações de consequências genocidas executadas na ditadura militar ao negar-lhes terras, forçar sua aculturação, dificultar acesso a alimentos e permitir a exploração econômica de seus territórios por terceiros. Defendeu-se das vozes contrárias com sua imaginação doentia criando um complô internacional para a transformação dessas áreas em países independentes a fim de que suas riquezas pudessem ser exploradas.
Mas os fatos permanecem, o ex-presidente vetou medidas de projeto aprovado pelo Congresso Nacional voltado a proteger comunidades tradicionais, que apresentam extrema vulnerabilidade; excluiu a obrigação de garantir água potável, fornecer materiais de higiene e limpeza, ofertar leitos hospitalares e em UTIs, distribuir cestas básicas, entre outras, durante a pandemia, desestruturou órgãos cujo trabalho era proteger o povo indígena, abriu as portas para a ilegalidade do desmatamento, mineração, queimadas. Entregou esses povos à própria sorte. Só não chegou, por falta de tempo, à ação extrema de executar os índios em nome de “grande projetos”, como fez a ditadura militar.
Como se luta contra uma extrema direita não tem nenhuma capacidade de empatia ou entendimento, nenhum escrúpulo e acredita estar numa “guerra santa”? A DiretoriaBRASILEIROS CONSCIENTES DESEJAM ORDEM E JUSTICA!
Ataque à democracia brasileira
https://www.dw.com/pt-br/ataque-%C3%A0-democracia-brasileira/a-64321762 Abin avisou sobre risco de violência na véspera de ataques em Brasília Alertas subestimados, demora para mobilizar tropas e leniência com o acampamento de bolsonaristas em Brasília. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64205792 Mensagens compartilhadas em grupos bolsonaristas falam em “hora de sujar mãos de sangue” Mensagens mostram como bolsonaristas articularam ato em Brasília que levou a invasão de STF, Congresso e Planalto https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/01/08/mensagens-bolsonaristas-terroristas-brasilia.ghtml Bolsonaristas radicais invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto; Lula decreta intervenção no DF Após quatro horas de invasão terrorista, segurança retoma prédios da Praça dos Três Poderes Políticos americanos defendem extradição de Bolsonaro dos EUA após invasões em Brasília Cúpula dos Três Poderes articula reação conjunta após invasão em Brasília Líderes do mundo reagem à invasão dos três poderes em Brasília e prestam apoio a Lula...
As manchetes de 9/1/23 em diversos órgãos da mídia contam uma história de terror em Brasília, digna de um roteiro hollywoodiano! Contam uma tragédia anunciada, como muitas outras que já aconteceram pelo território nacional, nas mais diversas áreas.
Bolsonaristas terroristas invadiram sem muito esforço o Congresso Nacional, Palácio do Planalto (execurivo) e o Supremo Tribunal Federal. Os vândalos quebraram o patrimônio público e vilipendiaram o Estado Democrático de Direito com a “benção” da força policial da capital brasileira, vergonhosamente conduzida pelo governador do Distrito Federal e secretário de segurança, que foram flagrantemente lenientes no combate aos atos criminosos.
A investigação sobre esses atos deve ser inclemente e todos os envolvidos severamente punidos, quer pela ação, quer pela omissão (negligência estatal), quer ainda pela incitação. O ex-presidente Bolsonaro e a cúpula do seu governo devem ser investigados e, apurada a responsabilidade pela instigação, punidos severamente.
Isto é o que cada cidadão brasileiro minimamente consciente e inteligente certamente espera e deseja, uma vez que sem juízo político e criminal dos radicais a barbárie terá passe-livre.
Queremos ORDEM E JUSTIÇA e a devolução de nossos símbolos sequestrados!
A Diretoria |
||
Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região Trabalhador Conscientizado, Sindicato Transformado! |