Marcha Vitoriosa!

MARCHA

Nosso sindicato participou ativamente do evento convocado pelas Centrais Sindicais em Brasília, dia 24 de maio de 2017. O objetivo da marcha que reuniu mais de 100 mil trabalhadores de todo o Brasil foi pedir a saída do Presidente Michel Temer e o fim das reformas trabalhista e da previdência. Levamos um número representativo de diretores, empregados e trabalhadores da categoria, mostrando disposição para lutar pela manutenção dos direitos adquiridos ao longo da história.

O “esquenta” reuniu milhares de trabalhadores vindos de todo o Brasil na área de estacionamento do Estádio Mané Garrincha, onde em vários carros de som lideranças sindicais e políticas se manifestaram. A marcha seguiu do Estádio até a Esplanada dos Ministérios, defronte ao Congresso Nacional e Palácio da Alvorada, quando tivemos a oportunidade de falar aos trabalhadores no carro de som da Força Sindical, afirmando que a entidade estava pronta para lutar incessantemente pela manutenção dos direitos dos trabalhadores e pelo “fora Temer”.

Marchamos por 5 quilômetros até o Congresso Nacional, sempre com o carro de som da organização à frente, ditando o ritmo da passeata e orientando os trabalhadores. A multidão pacífica e ordeira entoava cantos pedindo a manutenção dos direitos e a saída de Michel Temer. Na chegada ao local da concentração os sindicalistas e trabalhadores foram recepcionados por deputados e senadores sensíveis às causas do movimento.

Entretanto, tão logo que se iniciaram os pronunciamentos, o local foi invadido por ativistas black blocs, que usando máscaras e desrespeitando a organização do ato entraram em confronto com policiais, transformando o local numa praça de guerra com tiros, pedradas, lançamentos de bombas e depredação.

Lamentamos profundamente a ação dos black blocs, assim como a violência utilizada pela polícia, mas lembramos que a união de tantos milhares de trabalhadores mostra que as mudanças não serão aceitas sem oposição das entidades de classe, responsáveis pela representação dos empregados. “Podemos dizer que apesar de tudo, foi uma marcha vitoriosa. Nos sentimos orgulhosos de fazer parte desta história. Não fugiremos da luta”.

Helena Ribeiro da Silva
Presidenta SEAAC AM

Topo

© Copyright 2017 - SEAAC Americana