instale java                             SEJA BEM-VINDO!

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

SEAAC ACONTECE

 

SEAAC PARTICIPA DE REUNIÃO NO CEREST DE PIRACICABA

 

 

    A equipe do Seaac de Americana e Região, composta pela presidenta Helena Ribeiro da Silva, a diretora Lourdes Claro, o advogado, Marcos Vinícius Poliszezuk, e a socióloga Daniela Sanches Carrara, no dia 22 de fevereiro de 2011 às 10h00h, fomos recebidos pelos representantes do  Cerest de Piracicaba uma equipe formada pelo fisioterapeuta Helder a terapeuta ocupacional, Ana Paula a psicóloga, Lorena e o engenheiro do trabalho, Adilson, nos reunimos para tratar de assuntos pertinentes as condições de trabalho e adoecimento dos trabalhadores e trabalhadoras nas Casas  Lotéricas.

 

O Senhor Helder nos informou que o Cerest está constituído a mais 10 anos em Piracicaba, estando ligado a Secretaria da Saúde. Desenvolvendo um trabalho voltado a saúde do trabalhador tanto no que tange as questões de atendimento pontual as conseqüências de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e readaptação do trabalhador com seqüelas. Em especial no trabalho preventivo que passa por reconstruir o ambiente e melhorar as condições do trabalho, pensando na transformação dos ambientes para evitar repetições dos mesmos danos. E quando detectam recorrências como fizeram no caso dos trabalhadores e trabalhadoras em Casas Lotéricas procuram um trabalho em parceria com o sindicato para que juntos consigam garantir as condições de saúde dos trabalhadores, fazendo cumprir o que está determinado nas NR - normas regulamentadoras enfim na lei em geral, pensando nas melhorias das condições de trabalho de maneira global, declarou também Engenheiro do Trabalho.

 

A presidenta do sindicato Helena Ribeiro da Silva colocou  na reunião todo o processo de luta para melhorar as condições de trabalho, que vem acontecendo há mais de 10 anos de negociações; contou os detalhes das conquistas recentes como o vale alimentação, as queixas das trabalhadoras, principalmente no que diz respeito das condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho, como por exemplo, a insegurança dos trabalhadores que estão expostos ao manuseio do dinheiro. Ainda relatou os entraves encontrados na hora de negociar devido ao jogo de “empurra-empurra” entre a Caixa Econômica Federal  e os Lotéricos. E deixou à disposição documentação da FEAAC, a qual este sindicato está filiado, que trata deste assunto. Documentos estes que descrevem tanto as questões relativas à saúde do trabalhador em Casas Lotéricas quanto ao contrato entre Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.

 

Helder relatou que tem  recebido constantemente trabalhadores de Casas Lotéricas e detecta alguns problemas recorrentes, que são: espaço físico; ambiente de trabalho; higiene; doenças ocupacionais (LER, DORT) e adoecimento psicológico devido ao Assédio Moral.

 

O próximo encontro ficou agendado para dia 0/1/03/2011 às 9h, com todas essas informações em mãos, para pensarmos em conjunto ações mais pontuais.

fev/11

 
 

 


Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região

Trabalhador Conscientizado, Sindicato Transformado!

Presidenta: Helena Ribeiro da Silva

Nr.de acessos em 2009: 52146 - Nr. de acessos desde 1/jan/2010: Criar site

jornalista/rp: nisia a. silva - mtb 25.697/conrerp 2204 - home - email