Home
SEAAC Blog
SEAAC Twitter
Olho no Olho
Base/Atendimento
Presidenta
Diretoria
Categorias
Circulares CCT
Jurídico
Homologações
Currículos
Parcerias
Lembrador
Info da Hora
Seaac Acontece
Associe-se Já!
Colônia de Férias EAA
Cadastro Empresa
Cadastro Associado
Salão de Beleza

 

SEAAC ACONTECE

 

Em PIRACICABA, Reunião Solene COMEMORA o Dia internacional da Mulher

Abertura da 2ª Mostra Fotográfica com Tema “ SIM A MULHER PODE”

O SEAAC de Americana e Região esteve presente à reunião  solene em homenagem às mulheres dia 07.03.2012, no anfiteatro do Centro Cívico de Piracicaba. Na ocasião, o vereador e autor da iniciativa José Antonio Fernandes Paiva (PT) destacou que o “Dia internacional da Mulher” deve ser de reflexão, “em torno das conquistas e, principalmente, dos desafios referentes aos direitos de gênero, de família e de trabalho”, disse o legislador. Na oportunidade, foram homenageadas 28 mulheres indicadas por diferentes categorias profissionais.

 

Apesar do clima festivo, a solenidade resgatou a história do 8 de março, escolhido como o Dia Internacional da Mulher em memória ás tecelãs que se rebelaram contra a brutal jornada de trabalho de 16 horas por dia (exigiam 10 horas) em uma fábrica de Nova York, em 1857. Reprimidas com violência, cerca de 130 foram mortas carbonizadas e por isso, numa conferência na Dinamarca, em 1910, a data foi escolhida. Além disso, o evento lembrou dos 12 direitos da mulher, determinados pela Organização da Nações Unidas (ONU).

 

Os discursos dos componentes da mesa diretiva seguiram o tom de reflexão, sobretudo o da presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva: “Será que a mulher que tem filho está no mercado de trabalho?”, questionou, ao destacar que, ainda, é muito difícil para as mães com filhos obter apoio das empresas. Disse também que os esforços das mulheres precisam ser traduzidos em equiparação salarial.

 

O ex-deputado estadual Roberto Felício, representando o PT de Piracicaba, lembrou Rosa de Luxemburgo- autora da frase “por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” para enfatizar a necessidade de “caminharmos lado a lado, nem à frente ou atrás”. Ele enfatizou a eleição da presidenta Dilma Rousseff, embora acredite que a representação feminina em outras esferas de governo ainda não representa a sociedade, já que elas são 51 por cento da população brasileira.

 

Também participaram secretária municipal Maria Angélica Guércio (Desenvolvimento Social), representando o prefeito Barjas  Negri, o presidente do Conselho das Entidades de Piracicaba (Conespi), Fânio Luis Gomes, o secretário geral da Afubesp (Associação dos funcionários do grupo Santander Banespa do Estado de São Paulo), Walter Antonio Oliveira, e Rossana Aparecida da Silva representante do Sindicato dos Químicos de Piracicaba.    

 

A solenidade marcou a inauguração da mostra fotográfica “Sim, a mulher pode” no hall do centro de Cívico, com oito fotos de Davi Negri, Emerson Pigosso, Luciano Beccari e Gustavo Annunciato, sobre o dia a dia das trabalhadoras homenageadas e integra a quarta edição da Semana da Mulher, instituída pelo decreto Legislativo nº N02/09 e organizada pelo gabinete do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT).

 

HOMENAGENS – Foram homenageadas diversas mulheres representantes do sindicalismo regional, entre elas Soraia Bueno Rodrigues Lopes pelo SEAAc AM.

 

 

mar/2012

 
 

Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região

Trabalhador Conscientizado, Sindicato Transformado!