instale java                             SEJA BEM-VINDO!

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

 

Home
SEAAC Blog
SEAAC Twitter
Olho no Olho
Base/Atendimento
Presidenta
Diretoria
Categorias
Circulares CCT
Jurídico
Homologações
Currículos
Parcerias
Lembrador
Info da Hora
Seaac Acontece
Associe-se Já!
Colônia de Férias EAA
Cadastro Empresa
Cadastro Associado
Salão de Beleza

 

SEAAC ACONTECE

 

Dia Mundial em Memória Das Vítimas de Acidentes do Trabalho - 28 de abril

Acidentes não acontecem por acaso, mas por descaso!

 

O SEAAC participou de dois eventos relativos ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Um na cidade de LImeira e outro em Piracicaba.

 

 

LIMEIRA

 

Maria Aparecida Antunes Alves e Maria Madalena R. Silva representaram o SEAAC em evento alusivo ao Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes do Trabalho (28 de abril), na Câmara Municipal de Limeira, que ficou lotada com convidados, autoridades federais, estaduais e municipais ligadas ao Trabalho e Saúde, além de sindicalistas e trabalhadores de diversas categorias e grande cobertura da mídia. 

 

Exposições e debates enfocaram a importância de se combater os acidentes e as doenças, principalmente na sua origem, enfatizando-se a necessidade da cultura de prevenção. Estiveram presentes o Secretário Municipal da Saúde, Gerson Hansen Martins, o Dr. Antenor Varella, do Ministério do Trabalho, o Sr. Antonio Carlos Lima, Gerente Executivo Regional do INSS e o Vereador Ronei Costa Martins.  

 

O Sr. Antonio Carlos em sua fala destacou que conforme a CLT o empregador arca com os riscos e responsabilidade de seus empregados e principalmente deve cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do trabalho. Até porque os acidentes não acontecem por acaso, mas sim por descaso. 

 

 


 

PIRACICABA

O SEAAC de Americana e Região, marcou presença através de suas diretoras Lourdes Claro Ribeiro da Silva e Vlaici Sartorato da Silva, que participaram nesta sexta- feira, dia 27 de abril de 2012 de um ato público organizado pelo CONESPI – Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba e Região, entidade com 34 anos de atividades na defesa dos interesses de mais de 190 mil trabalhadores da ativa e aposentados.

 

Representes de 28 sindicatos que fazem parte do Conespi, foram às ruas protestar contra o alto índice de acidentes de trabalho registrado nos últimos anos em Piracicaba. O ato começou em frente ao mercado Municipal e terminou na Praça José Bonifácio, no centro da cidade. 

 

O setor que mais registrou acidentes de trabalho em 2011, foi da metalurgia com 22%, seguidos pelo comércio e construção civil com 12%, logo em seguida com 10% aparecem os serviços prestados por outras empresas e o setor de fabricação de produtos alimentícios e bebidas. Os dados também nos mostram que os homens se acidentam com maior facilidade, 79% dos acidentes de trabalho acontecem com o universo masculino, enquanto que 21% dos acidentes são com as mulheres.

 

Somente nos quatro primeiros meses de 2012, já foram registrados 2.722 acidentes de trabalho em nossa cidade, quatro destes acidentes resultaram em morte de trabalhador. Os números são alarmantes, no gráfico abaixo podemos verificar a evolução destes números nos últimos oito anos.  

 

 

O processo de educação de empregados e empregadores tem de ser no ambiente de trabalho. “São medidas de prevenção que não são difíceis de serem apresentadas para os trabalhadores, porque há possibilidade de obter recursos do governo federal, estadual e municipal para ações preventiva e educativa para redução dos acidentes de trabalho”. enfatizaram os dirigentes.

 

abr/12

 
 

 


Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região

Trabalhador Conscientizado, Sindicato Transformado!